Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, 13 de setembro de 2009

Red Bull Air Race World Championship: Paul Bonhomme e Hannes Arch discutem campeonato nos céus do Porto

Será já amanhã, Domingo, que a Fórmula 1 dos aviões visitará a cidade do Porto pela 3ª vez consecutiva, para a disputa de mais uma etapa do Red Bull Air Race World Championship.

A organização conta que estejam nas margens do Rio Douro mais de 90000 pessoas, ansiosas por ver ao vivo um emocionante espectáculo aéreo.

A etapa Porto/Gaia, como é oficialmente chamada, será a penúltima da temporada de 2009, que já sobrevoou as cidades de Abu Dahbi (Emirados Árabes Unidos), Budapeste (Hungria), Toronto (Canadá) e Saint Louis (E.U.A.).

O actual líder da competição é o inglês Paul Bonhomme com 42 pontos, seguido de muito perto pelo austríaco Hannes Arch (41 pontos), que venceu a etapa portuguesa em 2008. Os dois grandes candidatos à conquista do campeonato revelaram ao jornal Público que estão "muito confiantes na vitória", mas Bonhomme considera que "o mais importante é a consistência ao longo do campeonato".

Amanhã, a partir das 13 horas, terá início o espectáculo de entretenimento, feito por experientes pilotos da Força Aérea Portuguesa, e uma hora depois começará o "prato forte" deste espectacular evento.


Para muitas pessoas, os pilotos que arriscam a própria vida dentro de um avião, fazendo piruetas e outras manobras arriscadas deve ser "autênticos loucos", mas Luís Garcão, especialista em aviação desportiva refere que "primeiro, não há manobras arriscadas mas sim algumas tecnicamente mais exigentes; segundo, todas estes pilotos são experientes e de loucos não têm nada, pois treinam afincadamente para melhorarem as suas manobras, e só as realizam se estiveram 100% seguros".

Segundo a mesma fonte, as manobras "mais básicas da Red Bull Air Race são a Faca e o Meio Oito Cubano". A primeira manobra consiste em "colocar o avião num ângulo de 90 graus no exacto momento em que está a atravessar um pórtico assinalado a vermelho", enquanto a segunda é muito utilizada para "posicionar o avião na direcção oposta, sendo um excelente método para ganhar ou diminuir a velocidade e a altitude".

Mas os pilotos da Fórmula 1 dos aviões também utilizam outras manobras, como o já famoso Looping, que segundo Garção é uma das manobras "mais difícil de ser executada correctamente"; o Trevo, que consiste em fazer "quatro loopings desenhando uma figura geométrica semelhante a um trevo" e a Avalanche ou Looping Meio Invertido, que "não é mais do que um Looping com uma rotação de 360 graus no topo do mesmo".

Luís Garção terminou as suas declarações dizendo que "todas as pessoas sonham em voar, porque quem já viu o Planeta de cima, nunca mais esquecerá esse momento".


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Rádio Renascença