Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, 25 de janeiro de 2009

F.C. Porto vence Sp. Braga e assume novamente a liderança da Liga Sagres

O F.C. Porto termina a primeira volta da Liga Sagres na liderança, depois de derrotar o Sp. Braga por 2-0, em jogo da 15ª Jornada da principal competição do futebol português.

Os "dragões" aproveitaram as "escorregadelas" (empates) dos rivais, e assumem o primeiro lugar no início de um ciclo complicado, que inclui jogos com Belenenses, Benfica e Sporting.


Crónica do Jogo:

Num estádio onde apenas o Sporting tinha ganho na condição de visitante, a equipa do F.C. Porto apresentou-se compacta, com uma defesa forte e um ataque demolidor.

Jesualdo Ferreira apostou em Jorge Fucile, Bruno Alves e Cissoko para segurarem os defesas contrários, enquanto lançou para a frente da baliza de Eduardo, os "temíveis" Christian Rodriguez, Lisandro Lopez e Hulk, que eram ajudados pelos centro-campistas Raul Meireles e o incansável Lucho González.

Por seu lado, o Sp. Braga apostava numa toada mais conservadora e calma, talvez à espera da evolução dos acontecimentos.

Depois de uns primeiros 20 minutos de muita emoção, passes falhados e nervos à flor da pele, o F.C. Porto chega ao primeiro golo: cruzamento de Fucile para Hulk, que aproveita a posição de fora-de-jogo para cabecear a bola para Rodriguez; este, engana dois adversários e atira para o fundo das redes do desamparado Eduardo.

Depois deste "balde de água fria", o Sp. Braga tardou em acordar, e perante tal atitude, os "azuis e brancos" marcam o segundo golo, por intermédio de Lisandro Lopez, depois de uma grave desatenção de Moisés, que deixa o avançado argentino escapar isolado para a baliza.

Até ao intervalo, o F.C. Porto geriu o resultado, enquanto o Sp. Braga andou a procura de uma solução que travasse o "rolo compressor" dos portistas. Por isso dos 31 aos 45 minutos, apenas aconteceram duas notas de registo: lesão de Christian Rodriguez, que foi substituído por Tomás Costa. Pouco depois, o brasileiro marcava o terceiro golo, que foi imediatamente anulado pelo árbitro, por fora-de-jogo, curiosamente no mesmo sítio onde Hulk tinha aparecido em posição irregular no lance que "deu" o primeiro golo do jogo.


A segunda parte foi mais fraca, mas ainda assim teve jogadas interessantes, como por exemplo, a "cavalgada" de Cissoko, que deixou para trás 3 adversários, e serviu Lisandro Lopez, que falhou a bola por centímetros, quando se encontrava sozinho a poucos metros da baliza de Eduardo.

Mas, as jogadas que marcaram a segunda metade não foram as mais bonitas ou interessantes, mas sim as mais polémicas, que voltaram a reacender o rastilho "arbitragem".

Nos últimos 10 minutos, o Sp. Braga tentou por todas as formas chegar ao golo, mas nunca conseguiu, apesar de haver dois lances muito duvidosos, dentro da grande área de Hélton. O primeiro, aconteceu aos 82 minutos e envolve o avançado Meyong e o guardião portista: o camaronês "pica" a bola por cima de Hélton, e quando se prepara para a ir buscar mais à frente é tocado(?) pelo brasileiro, caindo dentro da grande área. o árbitro mandou seguir, e Jorge Fucile corta o lance atirando o esférico pela linha de fundo.

A segunda jogada duvidosa acontece a três minutos do fim, quando um cruzamento de Alan é cortado por um defesa portista com o braço. As imagens televisivas não são conclusivas, mas parece que há mesmo falta do jogador "azul e branco", pelo o que fica por marcar uma grande penalidade.


Polémicas à parte, o que conta é a vitória do F.C. Porto que volta a assumir a liderança da Liga Sagres, quando estão disputados metade dos jogos, o que equivale por dizer, que chegamos ao fim da 1ª volta.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Mais Futebol