Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, 18 de janeiro de 2009

Carlsberg Cup: F.C. Porto vence Académica mas poderá ficar de fora das Meias-Finais

O F.C. Porto cumpriu os "serviços mínimos" ao vencer a Académica por 1-0, e agora terá que esperar pelos encontros de Nacional, Marítimo e Sporting, para saber se irá garantir o apuramento para as Meias-Finais da Carlsberg Cup.

Os "dragões" são os líderes do Grupo A, mas poderão ser ultrapassados pela equipa da Choupana, se esta vencer a partida frente ao V. Setúbal. Se ficar em segundo, o F.C. Porto só se apura se o Marítimo não vencer o Rio Ave por 3-0, ou se o Sporting não perder em Alvalade, com o Paços de Ferreira, por uma diferença superior a quatro golos.

Crónica do Jogo:

Com uma derrota e o apuramento em risco, Jesualdo Ferreira resolveu chamar alguns "pesos pesados" ao "onze" inicial, e saiu beneficiado com isso.

Bruno Alves, Lucho González e Hulk reforçaram os sectores, e deram mais espaço para os jovens se mostrarem. No entanto, estes tiveram uma actuação muito discreta na primeira parte, e teve que ser o defesa português a criar as únicas duas oportunidades de golo.

Do lado contrário surgia uma Académica à imagem do seu treinador: compacta, organizada e com uma boa dose de... paciência.

Depois de 45 minutos muito "mastigados", lá chegou o intervalo para alívio dos espectadores, que puderam descolar-se ao bar para tomar qualquer coisa quente, pois o frio apertava.

Na segunda parte, Jesualdo Ferreira entendeu que deveria fazer algumas alterações e tirou o "apagado" Tarik Sektioui, que tarda em apresentar o seu bom futebol. Para o lugar do marroquino entrou Ernesto Fárias, que revolucionou a frente de ataque.

Com esta mudança, Hulk passava a ter um companheiro, com quem podia dividir as tarefas ofensivas da equipa, e dispunha de mais tempo e espaço para ajudar Guarín e Lucho González a "segurarem" o meio-campo.

A meio do segundo tempo, acontece um lance que iria mudar o rumo dos acontecimentos: cruzamento de Christian Rodriguez para a grande área da Académica, onde aparece Ernesto Fárias e Luiz Nunes a discutirem o esférico nas alturas; o uruguaio sofre um pequeno toque (legal) do atacante do F.C. Porto na altura em que ia cabecear a bola para a frente, e esta acaba por se dirigir para a baliza, apanhando o guarda-redes Rui Nereu completamente desprevenido.

Com desvantagem no marcador, a Académica teve que abrir espaços, o que permitia velozes contra-ataque aos jogadores "azuis e brancos". Num deles, Hulk (bem ao seu estilo) ia marcando o segundo golo da partida, valendo aos "estudantes" a fraca pontaria do brasileiro.

Depois de vários ataques perigosos, por parte do F.C. Porto, a partida chegou aos descontos, mas Sapunaru e Lucho González ainda tiveram tempo de atirar duas bolas aos postes.


O tri-campeão nacional (e actual 3º classificado na Liga Sagres) não fez uma exibição de "encher o olho", mas ainda assim conseguiu atingir os seus objectivos, ficando agora dependente da "ajuda" de outros clubes para poder chegar às Meias-Finais da Carlsberg Cup.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: Lusa