Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Formula 3: Campeonato Sul-Americano irá ter provas autónomas e mais duas categorias

Depois de fazer parte do calendário da GT3 Brasil e da Copa Clio, o Campeonato Sul-Americano de Formula 3 irá ter, pela primeira vez, provas autónomas e independentes.

Em entrevista ao site Pit Stop, o organizador da competição, Dilson Motta, revelou que "tivemos de arranjar um calendário próprio, porque a Fórmula 3 estava perdendo espaço. Se continuasse misturada com os outros campeonatos, a própria categoria podia desaparecer, por isso, rompemos o nosso contrato com a GT. Não foi bem um rompimento, foi mais uma não renovação".

Além da principal prova, o Campeonato Sul-Americano irá ter mais duas categorias: o Campeonato Sul-Americano Light (uma espécie de 2ª Divisão) e a Fórmula Universitária (uma espécie de Campeonato Júnior).

Este ano a Fórmula 3 irá utilizar 20 novos carros Dallara, que irão substituir os "velhinhos" Dallara 2001, que foram utilizados até ao ano passado. Dilson Motta e a empresa 63MKT (patrocinador principal do Campeonato) acreditam que apesar da crise "iremos ter 20 carros na F3, mais 20 na Fórmula Universitária e ainda mais 18 na Light, o que dá mais de 50 carros em cada evento", acrescentando que "todo o Mundo fala de crise, mas nós já temos todas as vagas preenchidas. Acredito que a crise é mais medo do que outra coisa. As empresas viram lucros mais baixos, uma expectativa negativa e começaram logo a tirar o pé. Mas acho que agora já todos estão vendo que não havia motivos para tal e tudo está a regressar às normalidade".

Apesar do calendário ainda não ter sido apresentado oficialmente, o site Pit Stop adianta que o Campeonato terá 9 jornadas duplas. A prova inaugural será dia 18 de Abril, em Brasília. Depois haverá corridas em Curitiba, São Paulo, Santa Cruz do Sul e Rio de Janeiro, no famoso Autódromo de Jacarepaguá, que está com visíveis sinais de abandono. Dilson Motta lamenta "o que fizeram com o Autódromo, um dos mais bonitos do Mundo" mas lembra que "o nosso sonho de fazer aí uma corrida vai-se manter".

Além destas corridas, o Campeonato Sul-Americano de Fórmula 3 irá ter duas Etapas fora do Brasil: uma na Argentina e outra no Uruguai.

O organizador do evento conta que "para fazer etapas nesses países precisamos de aproveitar uma programação, ou seja, não podemos utilizar os autódromos só para fazermos as nossas corridas. Na Argentina, vamos servir de entrada à TC 2000 (Fórmula GT Argentina), enquanto que no Uruguai vamos correr no mesmo dia em que acontece a Gran Fiesta do automobilismo uruguaio. Com a crise foi difícil de arranjar algumas pistas, mas com um pequeno esforço financeiro lá conseguimos
corridas fora do nosso país"
.

Além de pistas estrangeiras, o Campeonato Sul-Americano também terá pilotos de outras nacionalidades, nomeadamente da Colômbia, Argentina, Uruguai e Chile. Dilson Motta revela que "um colombiano já acertou connosco para correr na Light, mas temos aqui muitos estrangeiros a treinar e pode ser que até Abril entrem alguns argentinos e uruguaios".

Em relação à Formula 3 Light, o organizador do Campeonato explica que "essa categoria é uma espécie de 2ª Divisão da F3. No Final da Copa, quem acabar no pódio poderá, em 2010, ingressar na principal categoria sem qualquer custo. Mas nós estamos mais empenhados em realçar a estreia da Fórmula Universitária. É um projecto pioneiro que conta com a ajuda de 10 instituições do Ensino Superior, e vai envolver professores e alunos na preparação e pilotagem dos carros".

Dilson Motta acrescentou ainda que "as 10 Universidades ainda não foram escolhidas, mas brevemente anunciaremos os felizardos. Os pilotos serão alunos e algumas esperaças do Kart nacional, que irão conduzir carros mais fracos, pois seria complicado pôr nas mãos destes jovens carros de altíssima tecnologia".

A Fórmula Universitária vai ter o mesmo calendário das outras duas categorias, à excepção das provas fora do Brasil. "Decidimos não levar os jovens até à Argentina e ao Uruguai, apenas por uma questão logística. Alguns são menores de idade, e seria complicado estar a levá-los para o exterior durante 2 fins-de-semana seguidos", conclui Dilson Motta.