Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

segunda-feira, 30 de junho de 2008

TIC decide que escutas são inválidas e arquiva "Caso da Fruta"

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto decidiu, esta manhã, que as escutas, que implicavam Pinto da Costa e os outros envolvidos no "Caso da Fruta", são inválidas.

Este caso era relativo ao jogo F.C. Porto - E. Amadora (que os "dragões" ganharam) da temporada 2003/2004, e arbitrado por Jacinto Paixão.

A "fruta" seria a palavra usada por Pinto da Costa e os outros envolvidos para se referirem às prostitutas que seriam "oferecidas" aos árbitros, se estes ajudassem o F.C. Porto a vencer o desafio com os estrelistas.

Segundo a Agência Lusa, além do arquivamento do caso, o juiz do TIC, Artur Ribeiro, ordenou ainda que fosse enviada ao DIAP as certidões das declarações de Carolina Salgado, que pode vir a ser acusada de testemunho falso agravado.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

sábado, 28 de junho de 2008

Negociações para a transferência de Quaresma continuam na próxima semana

Marco Branca, director desportivo do Inter de Milão, deixou a cidade do Porto na passada sexta-feira, sem um acordo para levar Ricardo Quaresma.

Segundo foi apurado, o F.C. Porto não vende o valioso jogador por menos de 40 milhões de euros, enquanto o clube milanês só pretende oferecer 30 milhões.

A solução podia ser juntar um jogador ao dinheiro, mas nesta situação Pinto da Costa e Massimo Moratti também não se entendem. O F.C. Porto quer o internacional sub-21 Péle, mas José Mourinho já disse ao presidente do Inter que o jovem jogador é uma peça fundamental no "xadrez" da equipa.

Representantes do clube português e italiano voltam a encontrar-se na próxima semana para tentarem chegar a um acordo, e Ricardo Quaresma poder finalmente "fazer a mala" para viajar rumo a Milão.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: O Jogo

Platini afirma que a UEFA tentará combater todas as formas de corrupção

Na longa conferência de imprensa de balanço do Euro'2008, em Viena (Áustria), o presidente da UEFA, Michel Platini, voltou a ser confrontado com outros temas da actualidade do futebol europeu.Como não podia deixar de ser, a situação do F.C. Porto na Liga dos Campeões foi um deles.

Dias depois de, em entrevista ao El Mundo Deportivo, ter manifestado o seu incómodo com o volte-face na decisão de excluir o campeão português da prova, Platini foi, desta vez, muito mais contido, limitando-se a fazer um ponto de situação onde reafirmou o que já dissera há três semanas.

"Repito que é um objectivo claro da UEFA combater todas as formas de batota. O que se passou foi que o F.C. Porto foi acusado de corrupção na época 2003/04 e, pelos novos regulamentos, criados depois do "caso Milan", em 2006/07, fomos obrigados a debruçar-nos sobre o assunto. Depois, houve complicações jurídicas e a situação mudou. Mas repito que na UEFA combateremos todas as formas de corrupção", sublinhou Platini, antes de passar a bola a David Taylor, secretário-geral da UEFA, que completou a posição institucional do organismo: o F.C. Porto estará na próxima edição da Liga dos Campeões, mas o processo não está encerrado.

"Foram criados novos regulamentos para punir quem interfira com o normal desenrolar de jogos. O comité disciplinar decidiu afastar o F.C. Porto da Liga dos Campeões, depois do recurso, o corpo de apelo decidiu a favor do clube. Para nós o caso não está fechado, mas qualquer medida só será possível depois de todos os processos legais, incluindo recursos, se esgotarem", resumiu Taylor.

Ou seja: como já tinha ficado claro, o F.C. Porto estará na Liga dos Campeões 2008/2009, o que não invalida que possa vir a ser sancionado no futuro, quando os processos estiverem concluídos.

E Platini ainda fechou o tema com mais uma "acha sorridente": "E não nos esqueçamos de que entretanto o Benfica já recorreu para o TAS".


Por Nuno Madureira, jornalista "Mais Futebol"

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Platini desagradado com a participação do F.C. Porto na "Champions" desta época

Em entrevista ao diário espanhol El Mundo Deportivo, o presidente da UEFA, Michel Platini, mostrou o seu desagrado pelo facto de o F.C. Porto ir participar na edição deste ano da Liga dos Campeões.

O líder do organismo máximo do futebol europeu, referiu que "uma equipa que seja punida pela sua federação e pela UEFA por corrupção não pode disputar uma competição europeia", acrescentando ainda que "não estou nada satisfeito com a inclusão do F.C. Porto na Liga dos Campeões e asseguro que, durante o meu mandato, a UEFA vai lutar até à morte contra a corrupção".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Soprt Blog"

sábado, 21 de junho de 2008

Cristian Rodriguez assina por 4 temporadas com o F.C. Porto

O uruguaio Cristian Rodriguez irá jogar com a camisola do F.C. Porto nas próximas 4 temporadas, confirmou há pouco uma fonte ligada ao processo, depois de o jornal O Jogo ter adiantado o mesmo na sua edição de hoje.

O médio, internacional pelo seu país, foi jogador do Benfica na época passada, sendo cotado como um dos melhores da equipa "encarnada" e como a melhor contratação de Luis Filipe Vieira.

Cristian Rodriguez, que estava em final de contrato, ainda negociou com Rui Costa durante algumas semanas, mas o novo director desportivo não conseguiu "segurar" o "Cebola".

Com esta contratação, o F.C. Porto volta a "roubar" um jogador ao Benfica, o que pode provocar uma "guerra" entre os dois clubes, que já estão de relações cortadas devido ao caso "Apito Final".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

segunda-feira, 16 de junho de 2008

UEFA admite participação do F.C. Porto na Liga dos Campeões 2008/2009

A Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA não tem prevista qualquer reunião sobre o caso do F.C. Porto antes do início da próxima edição da Liga dos Campeões e vai, assim, admitir os "dragões" na prova milionária.

Segundo contou um porta-voz da UEFA ao Maisfutebol, "não vai haver qualquer decisão até ao início da competição" e "se o F.C. Porto cumprir os restantes critérios de admissão" será aceite na edição de 2008/09 da prova.

A mesma informação foi confirmada à Agência Lusa: "O caso não será analisado pelo Conselho de Justiça da Federação portuguesa antes do início da Liga dos Campeões e, por isso, também não será analisado pela Comissão de Controlo e Disciplina".

Na semana passada, o Comité de Recursos da UEFA tinha revogado a primeira decisão do Comité e Disciplina e devolveu o caso para nova análise em primeira instância.


Por Ricardo Gouveia, jornalista "Mais Futebol"

segunda-feira, 9 de junho de 2008

UEFA confirma decisão do recurso do F.C. Porto a 13 de Junho

A Uefa anunciou hoje num pequeno comunicado, que a decisão do recurso do F.C. Porto à exclusão da Liga dos Campeões irá ser conhecida no próximo dia 13, após a reunião do Comité de Apelo do organismo máximo do Futebol europeu, que realizar-se-à em Nyon (Suiça).

Esta reunião foi marcada depois dos "dragões" terem recorrido da decisão do Comité de Controlo e Disciplina da Uefa que excluiu os portistas da "Champions" por estes não reunirem as condições de admissão.

Os regulamentos das provas europeias não permitem que participem clubes que "estejam ou estiveram envolvidos em casos de corrupção", e foi esta a razão pela qual o F.C. Porto não foi admitido na já referida competição.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

sábado, 7 de junho de 2008

Platini afima que exclusão do F.C. Porto é "uma mensagem contra a batota"

Michel Platini defendeu esta sexta-feira que a decisão de excluir o F.C. Porto da Liga dos Campeões, bem como de vedar o acesso à prova ao CSKA Sofia e ao Steaua Bucareste, é "uma mensagem contra a batota".

O presidente da UEFA, que falou em Basileia (Suiça) numa conferência de imprensa na véspera do início do Euro-2008, defendeu a igualdade de critérios do organismo máximo do futebol europeu.

"É uma mensagem muito forte contra a batota. Se tivermos casos em que os visados são reconhecidos como batoteiros pelas suas federações, é igual serem ricos ou pobres, do norte ou do sul", afirmou Platini, que falou sempre dos três casos em conjunto e frisou por várias vezes que apenas dirige a UEFA há um ano, para argumentar que a decisão relativa à admissão do Milan não passou por si.

"Estamos a afirmar que não se pode falsear as regras e isto aplica-se também aos clubes com dívidas, já que colocam os seus adversários em desvantagem", insistiu Platini.


Por Nuno Madureira, jornalista "Mais Futebol"

sexta-feira, 6 de junho de 2008

UEFA decide recurso do F.C. Porto a 12 ou 13 de Junho

O Comité de Apelo da UEFA vai analisar o recurso do F.C. Porto à exclusão da Liga dos Campeões na próxima semana, a 12 ou 13 de Junho. O anúncio foi feito esta sexta-feira em Basileia (Suiça) por David Taylor, secretário-geral da UEFA.

"Estes casos têm de ser decididos muito rapidamente, porque envolvem muitas outras equipas. No caso do F.C. Porto, a decisão do recurso será tomada a 12 ou 13 de Junho", afirmou David Taylor, numa altura em que os "dragões" preparam o recurso, que terá de ser entregue até 9 de Junho, a próxima segunda-feira.

Taylor falou depois dos vários casos em apreço na UEFA nesta altura. Não apenas o dos "dragões", excluídos por terem sido condenados pela CD da Liga em dois casos de tentativa de corrupção, mas também do CSKA Sofia, excluído pela sua federação por dívidas, ou do Steaua Bucareste, que perdeu pontos por corrupção.

"O caso do F.C. Porto está em recurso, enquanto o CSKA foi afastado por não ter obtido licença da sua federação, devido ao incumprimento de aspectos financeiros. O caso do Steaua ainda não foi decidido, pois só esta manhã seguiu para a comissão disciplinar", afirmou David Taylor.


Por Nuno Madureira, jornalista "Mais Futebol"

Foto: Sergei Ilnitsky, fotojornalista "EPA"

William Gaillard afirma que a Uefa tem total independência para tomar decisões

A Uefa reagiu esta noite, por intermédio do director de comunicação William Gaillard, às declarações de Gilberto Madaíl que referiu que estava surpreendido com a exclusão do F.C. Porto das competições europeias, e que os "azuis e brancos" não foram tratados da mesma forma que as equipas italianas envolvidas no "Calciocaos".

O responsável do organismo máximo do futebol europeu afirmou à Agência Lusa que "o Comité de Controlo e Disciplina tem total e absoluta independência para tomar as suas deliberações, que não estão nem nunca estarão vinculadas ao Comité Executivo ou a qualquer outro órgão da UEFA, muito menos a um antigo processo".

Apesar das palavras de Madaíl criticarem fortemente os dirigentes da Uefa, William Gaillard negou qualquer desconforto por tais declarações: "Pelos sinais que tenho, desconheço que exista algum descontentamento por essas palavras".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Mais Futebol

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Gilberto Madíl ficou "surpreendido" com a decisão da Uefa em relação ao F.C. Porto

Gilberto Madaíl diz que ficou "surpreendido" quando soube, ontem, que a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA tinha decidido suspender o F.C. Porto de todas as competições europeias por um periodo de 1 ano, devido ao processo "Apito Final".

O presidente da FPF adianta ainda que com a indicação que a Federação deu ao organismo máximo do futebol europeu, não se fazia prever este desfecho: "A decisão deixou-nos um pouco surpreendidos, porque alguns dos argumentos que estão no relatório da Comissão Disciplinar são argumentos em que não transparecem princípios de equidade, que foi aquilo que tínhamos pedido".

Em declarações à Agência Lusa, Madaíl referiu também que esta decisão é "intermédia" e passível de recurso por parte do F.C. Porto, acrescentando que irá fazer de tudo para defender os interesses do futebol português: "A nossa preocupação é a defesa dos interesses e da imagem do futebol português".

O líder da FPF espera também que a Uefa trate o campeão nacional, como tratou os clubes italianos envolvidos no "Calciocaos" (AC Milan, Juventus, Lázio e Fiorentina): "Espero que haja atendimento para que em situações iguais haja tratamentos iguais e que as pessoas não se refugiem em interpretações dos regulamentos, que podem ser feitas de muitas maneiras".

Madaíl referiu-se ainda ao acordão da Comissão Disciplinar, que afirma que os que se passou em Portugal não tem nada a ver com o que se passou em Itália: "Quando, no relatório da comissão disciplinar, se frisa que o que se passou não tem nada a ver com o caso italiano, porque no caso italiano não houve corrupção de árbitros, eu pergunto: Afinal houve corrupção de quê? Mesmo que tenha sido de jogadores, eu pergunto: o conceito de corrupção não é igual?".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Uefa suspende F.C. Porto de todas as competições europeias

O Comité de Controlo e Disciplina da Uefa decidiu, numa reunião feita ontem de manhã em Nyon (Suiça), suspender o F.C. Porto de todas as competições europeias por um periodo de 1 ano.

Esta suspensão foi aplicada ao clube campeão nacional, por este ter sido condenado, pela Comissão Disciplinar da Liga, por tentativa de corrupção em dois jogos do campeonato nacional da época 2004/2005, num processo que ficou conhecido por "Apito Final".

A Uefa entendeu que a condenação aplicada pela Liga faz com que o F.C. Porto não cumpra o regulamento de admissão nas competições europeias, nomeadamente o artigo que diz que um clube que "esteja ou tenha estado envolvido em actos de corrupção [compra ou venda de jogos] não pode participar nas competições realizadas sobre a égide da Uefa".

Entretanto, o clube já enviou um fax à CMVM a comunicar que foi condenado, e Pinto da Costa afirmou que irá recorrer desta decisão.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Lusa