Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

sábado, 31 de outubro de 2009

Liga Sagres: F.C. Porto e Belenenses empatam no jogo de abertura da 9ª Jornada

O F.C. Porto empatou esta noite com o Belenenses a uma bola, no jogo de abertura da 9ª Jornada da Liga Sagres, disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

A partida ficou marcada pela fraca pontaria dos jogadores "azuis e brancos", pela boa organização de jogo do Belenenses e por um erro de Olegário Benquerença, que influenciou o resultado final.

Crónica do Jogo:

A primeira parte da partida foi muito fraca, pois os jogadores do F.C. Porto pouco ou nada atacaram, enquanto o Belenenses preocupou-se mais em defender a sua baliza, já que um empate era um bom resultado para as hostes "azuis".

Por isso, não foi de estranhar que no final dos primeiros 45 minutos o marcador registasse um 0-0, algo injusto pois Olegário Benquerença errou ao invalidar um golo limpo de Ernesto Farias. O argentino remata para o fundo da baliza depois de aproveitar um ressalto de uma bola jogada por Raul Meireles e Mano, mas, o árbitro anula o golo por considerar que o atacante portista estava em fora-de-jogo.

Na verdade, quando Farias recebe o esférico tem apenas o guarda-redes Nelson entre si e a linha de baliza, mas a Lei do Fora-de-jogo diz claramente que "considera-se que um jogador pratica uma violação da Lei do Fora-de-Jogo, quando, na altura do passe de um colega seu, está mais perto da linha de baliza adversária do que a bola e o penúltimo adversário".

Neste caso, Farias estava mais perto da linha de baliza do que Rodrigo Arroz, que era o penúltimo jogador contrário, mas não recebeu nenhum passe do colega, apenas aproveitou um ressalto de bola, depois desta bater em Raul Meireles.

O erro de Olegário Benquerença é grave, mas terá que lhe ser dado o benefício da dúvida, pois nas imagens televisivas percebe-se que o médio do F.C. Porto olha deliberadamente para Farias, antes da bola chegar ao argentino, o que pode ter levado o árbitro a pensar que se tinha tratado de um passe e não de um ressalto.

Além disso, só nos apercebemos que se trata de um ressalto, quando vemos as imagens televisivas em câmara lenta e após várias repetições, algo a que o árbitro não tem acesso, tendo ainda que decidir numa fracção de segundo e não após uma longa ponderação sobre o lance.


Voltando ao jogo propriamente dito, podemos referir que a segunda parte foi muito melhor do que a primeira, pois houve mais emoção, mais jogadas de ataque, mais remates perigosos e mais golos.

Logo aos 46 minutos, o avançado brasileiro Lima aproveita uma desatenção de toda a defesa portista e, em contra-ataque, marca o primeiro tento da partida.

Até ao final do encontro, o F.C. Porto carregou no acelerador, mas a única coisa positiva que conseguiu foi um golo de Ernesto Farias, aos 62 minutos, numa altura em que Falcao (melhor marcador portista) já se encontrava em campo.

Destaque ainda para um cabeceamento de Bruno Alves à barra da baliza, quando já se jogava o tempo de compensação.

Com este empate, o F.C. Porto pode ficar a 5 pontos da liderança, caso haja um vencedor no duelo escaldante de amanhã entre Sp. Braga e Benfica, que neste momento partilham o primeiro lugar da Liga Sagres com 22 pontos em 8 jogos.


POSITIVO - A organização defensiva do Belenenses

NEGATIVO - A fraca pontaria dos jogadores do F.C. Porto e o erro grave de Olegário Benquerença, que pode ser "desculpavél" por aquilo que já foi referido anteriormente


Ficha do Jogo:

Estádio: Dragão, no Porto

Árbitro: Olegário Benquerença (AF Leiria)

F.C. PORTO - Helton; Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Álvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles, Belluschi e Mariano González; Ernesto Fárias e Hulk.

Jogaram Ainda: Falcao, Christian Rodriguez e Guarín

Suplentes não utilizados: Beto, Nuno André Coelho e Prediger.

Treinador: Jesualdo Ferreira


BELENENSES – Nélson; Mano, Rodrigo Arroz, Diakité e Barge; Gabriel Gomez, Ivan e Zé Pedro; Celestino, Lima e Fredy.

Jogaram Ainda: Devic, Fellipe Bastos e Cândido Costa

Suplentes: Bruno Vale, André Almeida, Freddy Adu e Igor.

Treinador: João Carlos Pereira


Jornalista: João Miguel Pereira