Sport Blog - Futebol FCP

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta! Aqui o desporto é Rei!


1ªPágina  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Edu Castigo fica incredulo com notícia da vinda de Hulk para o F.C. Porto

Quando os jornalistas contactaram Edu Castigo e os outros antigos jogadores do Vilanovense, para pedirem um comentário sobre a vinda de Hulk (não o herói verde, nem o lutador de wrestling) para o F.C. Porto, todos reagiram da mesma maneira: "O quê? O Pará no F.C. Porto? Está tudo maluco?".

Mas afinal, o que os antigos atletas do clube de Vila Nova de Gaia têm a ver com o novo reforço do emblema portista, porque é que reagiram desta forma, e quem é Pará?

Givanildo Vieira de Souza nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 1986. Quinze anos depois, trocou o Brasil por Portugal, para alimentar um sonho nas camadas jovens do Vilanovense, em Vila Nova de Gaia. Nesta altura, ninguém se lembra de Givanildo, nem de Hulk, mas sim, de Pará. O jovem adoptou uma alcunha relacionada com o seu Estado, por causa do seu sotaque acentuado.

"Vinha com o «pô gentes» e ficávamos todos a rir. Mas é um ganda miúdo. Dizia-me: «eu vim para o Vilanovense mas vou jogar no F.C. Porto. Um dia, vou jogar no Porto, escreve aí». E eu respondia-lhe: Ó Pará, se você chegar no Porto, o Mundo acaba. Agora, ele chegou mesmo?", pergunta incrédulo Edu Castigo (actualmente no Penafiel).

Hulk, então Pará, chegara cheio de pé. Não tem erro não, é mesmo pé, pois o jogador tinha um pé enorme e um corpo invulgar para a sua idade, capaz de rivalizar com os jogadores da equipa sénior do Vilanovense.

"Eu tinha mais quatro anos que o Edu e ele ia treinar com os seniores e eu ficava nos júniores. «Passáva-me». Também estava por lá o Toni, que foi campeão do Mundo e jogou no F.C. Porto. O Pará chegava e atacava com uma força incrível. Tinha uma patada fenomenal. Parecia o Rivaldo, mas com mais corpo. Podia ser um jogador fenomenal, mas como vinha do Brasil, tinha aquela mentalidade de só querer atacar. Jogava como extremo, esquerdino puro, mas nem queria saber se apoiar o lateral. É por isso que lhe dizia que ele nunca chegaria ao F.C. Porto, mas afinal...", acrescenta Edu Castigo.

O actual jogador do Penafiel, juntamente com Nélson (do Benfica) e Luizinho (que já abandonou o futebol), eram uma referência para Pará, perdão, Hulk. O jovem brasileiro gostava de bater na porta do quarto de Edu Castigo para cobiçar a sua roupa: "Era mais novo que eu mas calçava e vestia os mesmos números. Chegava e dizia: «Edu, dá-me um cenário». Gostava do que eu tinha, mas eu já ganhava dinheiro, e ele não. Quando vim da selecção de sub-20 de Angola, acabei por lhe dar um blusão, que ele levou quando regressou ao Brasil."

Rivanildo, então Pará, agora Hulk, regressa nesta sexta-feira a Portugal. Em 2008, chega pela porta grande, mas no início do milénio, partira com um sonho desfeito.

Edu Castigo, tinha sido "o escolhido" para levar o destroçado jovem ao aeroporto: "O Vilanovense não conseguia pagar para ficar com ele e foi-se embora, a família enviou-lhe dinheiro para o bilhete. Estava de rastos. Fui levá-lo ao Porto e pensei que nunca mais o ia ver. Agora, você diz-me que ele vem para o F.C. Porto? Vai ter de pagar um jantar, que eu paguei-lhe muitos", remata Edu, ainda incrédulo.


Por Vítor Hugo Alvarenga, jornalista "Mais Futebol"

sábado, 19 de julho de 2008

F.C. Porto vence PAOK com golo de Lucho Gonzalez

Na passada quarta-feira, o F.C. Porto realizou, contra os gregos do PAOK, o seu segundo jogo em solo alemão, e o destaque dessa partida foi... Cristian Rodriguez.

O ex-benfiquista não perdeu tempo e, logo aos 3 minutos da primeira parte, iniciou a jogada que iria dar o único golo. O "Cebola" roubou uma bola a meio-campo, passou por um adversário, cruzou de "régua e esquadro" para Lisandro Lopez, que de primeira enviou o esférico para Lucho Gonzalez. O médio argentino sofre falta dentro da grande área, o árbitro marca a respectiva grande penalidade e o mesmo Lucho faz "balançar a rede", para alegria da cerca de 1000 adeptos portistas que presenciavam o jogo "in loco".

Pela primeira vez, esta temporada, Jesualdo Ferreira apresentou um "onze" bastante forte, pois o adversário chamava-se PAOK, treinado pelo "engenheiro do Penta", Fernando Santos.

O técnico português não facilitou a vida ao seu ex-clube e montou um esquema com dois extremos rápidos e bem conhecidos em Portugal: Sérgio Conceição e Vieirinha.

Para atenuar esse perigo o tri-campeão nacional apresentou uma defesa composta por Fucile (à direita), Stepanov e Bruno Alves (no centro) e Benítez (do lado esquerdo), ajudada por Bolatti, que ocupou a posição que "era" de Paulo Assunção.

Ricardo Quaresma foi novamente o grande ausente, mas o F.C. Porto não perdeu "magia", pois Pinto da Costa, numa grande jogada de "mestre", deu ao seu treinador outro mágico, mais conhecido por "Cebola". De facto, como já foi referido neste artigo, Cristian Rodriguez foi o destaque da equipa portista neste jogo. O uruguaio jogou, fez jogar, criou inumeros lances de perigo e foi ele que iniciou a jogada do golo. É, até agora e sem dúvida, o melhor reforço dos "azuis e brancos", e mesmo que "o trivela" saia, Jesualdo Ferreira pode dormir descansado.

O PAOK, tirando algumas jogadas dos dois extremos portugueses, pouco ou nada fez. Aliás, a única oportunidade de golo dos gregos foi protagonizada por Sérgio Conceição que entou de rompate na grande área, passou por Stepanov e quando se preparava para ficar "cara a cara" com o guardião portista foi carregado em falta. O médio ex-F.C. Porto não fez o mesmo que Lucho Gonzalez, e permitiu que Nuno Espírito Santo defendesse a grande penalidade.

Se com a chegada de Rodriguez, o treinador portista "perdeu" uma "dor de cabeça", as grandes exibições de Nuno terão reposto o "sofrimento" no técnico. Jesualdo, que apostou em Helton na época passada, não sabe agora o que fazer. Por um lado, o brasileiro já mostrou serviço e boas defesas, mas por outro, no fim da época passada, esteve um pouco em "baixo", situação que Nuno aproveitou para dizer "presente" e lutar pela titularidade.

Neste jogo o guarda-redes português actuou na primeira parte, defendendo a grande penalidade, enquanto Helton jogou na segunda metade. Aos 72 minutos o brasileiro desviou para o poste uma bola cabeceada pelo ex-bracarense Pablo Contreras. A luta vai continuar e no fim de Agosto conheceremos o "vencedor".

Quanto aos reforços, além do já referenciado Cristian Rodriguez, jogaram também Nélson Benitez (com uma exibição regular), Sapunaru (que não deu nas vistas), Guarín (que rematou várias vezes de meia distância) e ainda Rolando, Tomás Costa, Fernando, Alan e Tengarrinha que estiveram em campo poucos minutos, e não tiveram tempo de mostrar o que quer que fosse.


Equipa do F.C. Porto:

Na 1ª Parte: Nuno; Fucile, Stepanov, Bruno Alves e Benítez; Lucho González, Bolatti e Raul Meireles; Mariano González, Lisandro López e Cristian Rodriguez.

Durante a 2ª Parte entraram Hélton, Sapuranu, Rolando, Pedro Emanuel, Lino, Tomás Costa, Fernando, Guarín, Alan, Ernesto Farías e Tengarrinha.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

sexta-feira, 18 de julho de 2008

F.C. Porto contrata Alexander Jakubov para a equipa sub-19

Nesta sexta-feira, Alexander Jakubov, avançado de 17 anos, é notícia na República Checa, não por ter feito qualquer boa exibição, mas sim por ir integrar a equipa sub-19 do F.C. Porto. O acordo já estava definido há algumas semanas e o jogador quer conquistar o seu espaço no clube portista, conforme garantiu o seu empresário, Martin Ríha, ao Maisfutebol.

"Ele já está com os sub-19 do F.C. Porto e espera chegar ao plantel principal. É um jovem goleador, muito alto para a sua idade (1,92 metros) e tenho a certeza que vai sair-se bem no Porto. Estivemos em Portugal em Maio, a visitar as instações do clube, e ficámos convencidos", explicou o empresário do jovem atleta.

Na altura do primeiro contacto, Jakubov ficou maravilhado: "As primeiras impressões são positivas. O país só pensa em futebol e as condições são as perfeitas. Penso que me vou adaptar sem dificuldades".

Alexander Jakubov nasceu na República Checa, começou a jogar no Kosice, passando ainda por Inter Bratislava e SV Horn 04 antes de chegar ao Sparta de Praga, com 15 anos. Agora, espera agarrar uma oportunidade no F.C. Porto.


Por Vitor Hugo Alvarenga, jornalista "Mais Futebol"

quarta-feira, 16 de julho de 2008

F.C. Porto contrata a título de empréstimo dois jovens do Figueirense

O F.C. Porto acaba de contratar, a título de empréstimo, os jovens brasileiros Rafhael de Jesus e William Massari, que pertenciam aos escalões de formação do Figueirense.

Os dois jogadores estiveram à experiência no Dragão durante o mês de Maio, e agora Jesualdo Ferreira entendeu que ambos podem vir a ser úteis na principal equipa portista.

Rafhael Oliveira de Jesus tem 18 anos, é defesa-central, e depois de grandes exibições no escalão júnior foi promovido à equipa principal, tendo actuado no Campeonato Catarinense 2008.

William Massari, que está no Figueirense desde 2003, joga na posição de lateral-esquerdo e até já pensou em abandonar o futebol, "mas os treinadores me convenceram a continuar".

O esquerdino de 17 anos entende que tem que "aproveitar as oportunidades" que aparecem, além de encarar este desafio com "grandes responsabilidades", pois só assim é que surgem as "grandes conquistas".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

domingo, 6 de julho de 2008

Fucile, Rabiola e Tengarrinha ausentes do treino desta manhã

Fucile voltou a ser ausência saliente no treino matinal do F.C. Porto. A recuperar de uma lesão no ombro esquerdo, o defesa uruguaio fez trabalho de ginásio sob orientação do Departamento Médico do clube.

Rabiola foi outros dos ausentes no relvado, e tal como Fucile fez trabalho de recuperação a uma lesão no joelho.

Tengarrinha foi dispensado do treino por uma questão de gestão do plantel.

Para segunda-feira, Jesualdo Ferreira preparou uma sessão dupla no Centro de Estágio do Olival.


Por Patrícia Silva, jornalista "Mais Futebol"

sexta-feira, 4 de julho de 2008

MP recorre da decisão do TIC do Porto em arquivar o "Caso da Fruta"

Uma nota da Procuradoria-Geral da República enviada à Agência Lusa, informa que o Ministério Público (MP) vai recorrer da decisão do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

Recorde-se que, no passado dia 30, o TIC ordenou que o "Caso da Fruta" fosse arquivado, o que deixou descontentes Maria José Morgado e a sua equipa.

Este "Caso" está relacionado com o jogo F.C. Porto - E. Amadora da temporada 2003/2004, arbitrado por Jacinto Paixão. A "fruta" não seria mais do que algumas prostitutas que seriam "oferecidas" aos homens do apito (Paixão e os seus auxiliares) a troco de algumas ajudas dadas à equipa "azul e branca" durante a partida com os estrelistas.

No documento enviado à Lusa pode-se ler que "o MP não se conforma com o despacho e vai interpor o competente recurso".


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: O Jogo

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ibson treina no Flamengo enquanto espera decisão do F.C. Porto

Enquanto espera uma definição do seu futuro, Ibson treinou esta tarde (manhã no Brasil) com o plantel do Flamengo.

O médio, que não pode jogar porque o contrato com o clube carioca terminou no dia 30 de Junho, fez apenas uma ligeira corrida à volta do relvado.

O vice-presidente do clube brasileiro, Kléber Leite, esteve reunido com elementos do F.C. Porto, na passada terça-feira, mas nada ficou decidido, pois os responsáveis portistas pediram uma semana para poderem tratar do assunto com calma.

O Flamengo apresentou uma proposta de empréstimo, por mais um ano, mas os "azuis e brancos" querem saber o que o São Paulo tem para oferecer. Só após esta situação é que o F.C. Porto vai decidir que "rumo tomará" Ibson.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Ibson pode ficar no FCP, mas o jogador já afirmou que quer jogar no Flamengo

Apesar de o jogador ainda se encontrar de férias no Brasil, e de preferir jogar num "time" brasileiro, o futuro de Ibson vai decidir-se em Portugal.

Recorde-se que o médio tem contracto com o F.C. Porto, mas nas últimas duas épocas foi emprestado ao Flamengo. Este ano, o cenário pode repetir-se, e o jogador já anunciou publicamente qual o seu desejo: "Quero ficar no Flamengo".

A vontade de Ibson é importante, mas os "azuis e brancos" não querem sair desta "estória" derrotados, e estão em permanente contacto com o clube brasileiro para resolver a situação.

Eduardo Urum, empresário do jogador, esteve em Portugal a negociar com o F.C. Porto, mas nada ficou decidido e o talentoso médio ainda não sabe onde vai jogar na temporada 2008/2009.

Em declarações ao site brasileiro Terra, Ibson referiu que ficou "satisfeito pelo carinho que os portugueses demonstraram" ter com ele, explicando ainda que "para ser emprestado novamente, quero continuar no Flamengo. F.C. Porto e Flamengo foram as duas equipas que defendi até hoje e não quero estar a trocar de clube a toda a hora. O momento que vivo no Brasil faz-me pensar em coisas maiores, como a conquista de um título nacional e a chamada à selecção. Estou ansioso por resolver as coisas, mas quero o que for melhor para todas as partes."

Ainda segundo a imprensa brasileira, Jesualdo Ferreira não conta com o jogador para a nova época, e os "azuis e brancos" estão a tentar colocá-lo no Flamengo ou no São Paulo, a título de emprestimo. Apesar de ter havido negociações para uma transferência a título definitivo, o F.C. Porto prefer emprestar do que vender.

Para já, a única certeza no meio de todo este caso, é o facto da pré-temporada dos portistas ter começado hoje, mas o jogador continuar de férias no Rio de Janeiro.


Por João Miguel Pereira, jornalista "Sport Blog"

Foto: Mais Futebol